Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

O QUE É EXATAMENTE QUE NOS PROTEGE DIARIAMENTE DAS INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS?

O valor de pH da pele

O termo "valor de pH" tem sido amplamente discutido há vários anos. Poucas pessoas nunca terão ouvido ou lido sobre o pH nas embalagens de champô ou embalagens de creme. Mas quantas pessoas conhecem o significado desta abreviatura e o que representa?

“pH” é o diminutivo para o termo em latim “potentia hydrogenii” e traduz-se por “concentração de iões de hidrogénio”.

Os valores de pH permitem-nos distinguir os ácidos das bases e classificá-los de acordo com a sua força. Qualquer coisa que contenha água também tem um valor de pH, que pode ser determinado com um medidor de pH eletrónico ou com um indicador, como o azul de tornassol.

Passe o cursor por cima dos diferentes valores de pH para visualizar algumas informações sobre cada um deles.

test

Passe o cursor por cima dos diferentes valores de pH para visualizar algumas informações sobre cada um deles.


O manto ácido

Também pode ser atribuído um valor de pH à nossa pele, porque a película hidrolipídica da superfície da pele contém água. Há cerca de cem anos, descobriu-se que a pele é ligeiramente ácida. As técnicas de medição modernas produziram um pH médio de 5,5, o que se deve às substâncias ácidas naturais da sudação, sebo e células córneas. A importância da natureza ácida da superfície da pele é demonstrada no "manto ácido".

A sua função: afastar micro-organismos prejudiciais e influências ambientais negativas e, ao fazê-lo, proteger a pele de infeções, irritação, alergias e evitar que seque. Um manto ácido intacto também funciona como um desodorizante natural, porque minimiza a decomposição bacteriana da sudação que causa o odor corporal.

É, por isso, vital que não faça nada que possa danificar o seu manto ácido. Deve, por exemplo, evitar lavar o corpo com sabão "normal", porque a água ensaboada terá um pH entre 8 e 12 e irá destruir o manto ácido. Mas lavar-se com produtos com um "pH neutro", cujo valor de pH de 7 difere consideravelmente do pH de 5,5 da pele, também pode danificar o manto ácido. E finalmente, deve evitar o contacto com soluções básicas enquanto estiver a trabalhar.


 
NACH OBEN
border