Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border
Home
 
 
 

A PELE

Estrutura e função

Cabelo

Os seres humanos têm entre 85 000 e 150 000 cabelos na cabeça. As pessoas com cabelo loiro são as que têm mais cabelo, enquanto as ruivas são as que têm menos cabelo. Cada fio de cabelo tem uma espessura de cerca de 0,08 mm e cresce entre 0,1 mm e 0,2 mm por dia, equivalendo a cerca de 30 m de comprimento e 6 cm³ de volume de cabelo. Um fio de cabelo tem 90% de queratina e o seu crescimento é feito a partir da raiz, que continua a produzir novo material durante dois a seis anos sem interrupções. Isto vai dar origem a um fio de cabelo de 80 cm, se não for cortado. A fase de crescimento é seguida pela fase de repouso que tem a duração de duas semanas, antes de a raiz começar a produzir um novo cabelo. O novo fio de cabelo empurra o seu predecessor para a superfície da pele até que o cabelo velho acaba por cair.

 

Dados estatísticos

TODA A PELE

1,5 – 2 m2 de área
0,1 a 10 cm máx de espessura
10 – 20 kg de peso

    Por centímetro quadrado

    6 milhões de células aprox.
    5000 órgãos sensoriais aprox.
    400 cm de fibras nervosas aprox.
    200 sensores de dor aprox.
    100 cm de vasos sanguíneos aprox.
    100 glândulas sudoríparas aprox.
    15 glândulas sebáceas aprox.
    12 pontos frios aprox.
    5 cabelos
    2 recetores de calor

 


Funções da pele

Proteção
Contra a desidratação, o frio e o calor, a radiação, contra a poluição, substâncias irritantes, alergénios, contra infeções por vírus, bactérias e fungos, contra pancadas e arranhões.


Sensação
De calor e frio, toque, forma e textura, dor.


Sinais
Determinar a imagem, refletir o ser interior (corar, ficar pálido, ter pele de galinha...)


 
NACH OBEN
border