Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

O CABELO

Função

O número de cabelos que uma pessoa tem na cabeça varia entre 85.000, nas pessoas ruivas, e 150.000, no caso das pessoas loiras. Isto equivale a entre 300 e 900 cabelos por centímetro quadrado. A espessura de um cabelo médio é de 0,08 mm e cresce entre 0,1 mm e 0,2 mm diariamente. Os cabelos são filamentos córneos produzidos por células cutâneas especializadas. São constituídos sobretudo pela proteína fibrosa queratina e são revestidos por uma camada lipídica, que lhes dá elasticidade e lhes permite repelir a humidade. Também contêm uma melanina; o tipo específico de melanina que contêm é o que lhes dá a sua cor natural.

Os cabelos grossos têm uma camada mais profunda que se chama medula, que não está presente nos cabelos finos. A camada seguinte, o córtex, está coberta pela camada exterior, a cutícula. A cutícula é uma camada dura de escamas, formadas por células cutâneas mortas e que se sobrepõem como telhas.

O crescimento do cabelo é iniciado pela sua raiz. A raiz está incorporada na derme e é alimentada com nutrientes por uma densa rede de vasos sanguíneos minúsculos na papila dérmica. A partir das células da pele especializadas na matriz do cabelo, é constantemente produzido novo material que forma o fio de cabelo. A raiz está rodeada por duas bainhas, uma bainha interna e uma bainha externa. Na parte superior da derme, a estrutura conhecida como folículo está ligada a um músculo, chamado músculo eretor do pelo, e as glândulas sebáceas segregam sebo, que fornece à superfície do cabelo uma camada de proteção adicional.

As células de pigmento, chamadas melanócitos, na raiz do cabelo produzem pigmento castanho/preto (eumelanina) ou avermelhado-amarelo, o que determina a cor do cabelo. A quantidade produzida depende da hereditariedade do indivíduo e diminui à medida que se envelhece, tornando o cabelo cinzento. Os tipos de cabelo natural também são decididos pelos genes. Quanto mais redondo for o corte transversal dos fios de cabelo de uma pessoa, mais liso o seu cabelo será; quanto mais alongado for o corte transversal, mais encaracolado será o cabelo.

Os cabelos crescem num ciclo repetido, que pode ser dividido em três fases. A fase de crescimento, chamada a fase anagénica, é a mais longa das três. Durante esta fase, uma raiz produz um fio de cabelo que depois continua a crescer durante dois a seis anos. No final da fase anagénica, o ciclo entra numa fase de transição, conhecida como a fase catagénica. Nesta fase, a raiz encolhe, o cabelo para de crescer e, eventualmente, cai. Esta fase é seguida por uma fase de repouso, a fase telogénica, que tem a duração de três a quatro meses. Quando a fase telogénica chega ao fim, ter-se-á formado uma nova raiz de cabelo a partir de células estaminais, e o ciclo começa novamente com a fase anagénica.

 
NACH OBEN
border