Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

PROBLEMAS DE PELE

Cabelo seco

Quando o couro cabeludo está desidratado e seco, normalmente o cabelo também fica afetado. A limpeza frequente, um champô áspero e desidratante, acessórios para o cabelo, descolorações, permanentes, secagem do cabelo frequente e muito quente, sol e ar quente - tudo isto pode desidratar o cabelo. Devido a uma estrutura porosa da superfície do cabelo, o cabelo estragado está mais vulnerável. As indicações de cabelo estragado são a falta de brilho, uma estrutura tipo palha, carga eletrostática aumentada, uma maior dificuldade em pentear o cabelo e uma superfície de cabelo áspera. Com um champô suave, como o Everyday Shampoo da Sebamed, e evitando as causas listadas acima, o problema pode ser solucionado.


Cabelo oleoso

Uma grande produção de sebo no couro cabeludo, que pode ser geneticamente determinada, influenciada por alterações hormonais, medicação ou stress, origina uma camada oleosa na superfície do cabelo. Isto torna o cabelo pesado e embaraçado, ficando o penteado com um aspeto sem vida e sem volume. O cabelo oleoso tem uma maior tendência para criar caspa. Um champô suave (Every Day Shampoo da Sebamed) combinado com a não aplicação de condicionadores pesados, penteados que deixam o cabelo apertado no couro cabeludo e chapéus ou bonés, são medidas promissoras para ajudar a resolver o problema. Infelizmente, não existem medidas externas que possam influenciar a produção de sebo. Os champôs com forte efeito desengordurante devem ser evitados, de forma a não irritar ainda mais o couro cabeludo.


Cabelo fino

A espessura do cabelo é geneticamente determinada. O cabelo fino tem pouco volume e fica colado ao couro cabeludo. No entanto, com produtos cosméticos e penteados, pode conseguir mais volume. Mas estes produtos não devem tornar o seu cabelo pesado nem atacar a sua estrutura. O cabelo fino é sensível e suscetível à desidratação e a estragos na sua estrutura; por isso, deve ser sempre lavado com um champô suave. Podem ocorrer alterações na raiz do cabelo que podem originar perturbações no crescimento do cabelo, devido a malnutrição, doença, medicação, idade, hormonas, etc.


Cabelo grosso e difícil

O cabelo grosso fica com excelente aspeto quando é bem penteado, mas pode facilmente ficar com um ar despenteado. Este tipo de cabelo também pode ser posto em forma com os cuidados e penteado corretos. O condicionador no champô torna o cabelo suave e suaviza a sua superfície, para que possa ser mais facilmente penteado. A desidratação e uma superfície áspera aumentam a dificuldade de tratar este tipo de cabelo, mas podem ser evitadas utilizando um champô extra suave.


Remoinhos no cabelo

Até mesmo o cabelo totalmente liso pode apresentar remoinhos locais, devido a desvios na sua configuração genética determinada. Com um corte de cabelo adequado e um bom penteado, estes remoinhos podem ficar bem integrados e até mesmo escondidos.


Cabelo espigado e partido

Se a camada externa do cabelo (cutícula) for danificada por influências mecânicas, o cabelo fica espigado e o córtex situado por baixo é afetado. As pontas do cabelo e a sua estrutura estão expostas sobretudo a influências mecânicas ou ambientais. Quando o cabelo fica espigado, o problema pode afetar todo o cabelo. O stress grave na estrutura do cabelo pode levar a uma quebra total do cabelo. A ponta partida fica então especialmente suscetível. A desidratação, o sol, os produtos para pentear o cabelo que permanecem no cabelo durante a noite, a coloração, as permanentes, os champôs agressivos, os secadores de cabelo de ar quente e ferros para frisar o cabelo, pentes com dentes pontiagudos ou travessões para o cabelo podem espigar o cabelo. Os champôs suaves com um pH de 5,5 e agentes ativos de proteção podem aumentar a robustez, suavizando assim o cabelo danificado. No entanto, se os danos forem demasiados, apenas um novo corte de cabelo pode ajudar.


Cabelo sem vida

Demasiado sebo da própria pele e/ou substâncias para pentear o cabelo podem tornar o cabelo mais pesado, fazê-lo colar e dar-lhe um aspeto sem vida. No caso de cabelo oleoso, apenas a lavagem frequente com um champô extra suave pode ajudar. Os champôs com um forte efeito desengordurante atacam a estrutura do cabelo e podem estimular o couro cabeludo. Apesar de todas as promessas feitas pela publicidade, os agentes ativos dos champôs não conseguem diminuir eficazmente a produção de sebo do couro cabeludo. Também as águas para o cabelo têm um efeito limitado e estimulam o couro cabeludo com o seu conteúdo de álcool. O cabelo com esta tendência precisa de um champô com pouco condicionador.


Cabelo forte e sem brilho

A desidratação e o inchaço, bem como danos na estrutura do cabelo, tornam a superfície do cabelo áspera. Neste caso, as células do cabelo não são planas e contíguas; afastam-se da cutícula do cabelo como a copa de um pinheiro em dias secos. A luz reflete-se de forma não uniforme, dando ao cabelo um aspeto apagado e quebradiço. Quando penteia o cabelo, as células do cabelo afastadas aumentam o risco de danos para a estrutura do cabelo. Neste caso, os poluentes podem penetrar e a água pode sair mais facilmente, podendo ocorrer a desidratação do cabelo. Uma limpeza cuidadosa pode proteger o cabelo. Ao utilizar um champô suave e hidratante, uma temperatura baixa da água e evitando um secador de cabelo quente ou ferros para frisar o cabelo, o cabelo pode ser protegido e pode recuperar o brilho.

 
NACH OBEN
border