Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

QUESTÕES FREQUENTES

Informação importante sobre a pele

O que é o valor de pH de 5,5

O manto ácido natural da pele afasta os agentes patogénicos e garante que a função de barreira da pele é mantida. Isto impede que a pele seque e evita a penetração de irritantes e poluentes. As substâncias com um pH neutro atacam o nosso manto ácido e, se esta camada exterior for instável, o que é frequentemente o caso em crianças, idosos e nas pessoas que têm pele danificada ou exposta a muito stress, podem até destruí-lo. Isto diminui a resistência da pele contra os agentes patogénicos que estimulam a desidratação, a irritação e a sensibilidade alérgica. Os produtos com um pH neutro, i.e. sabonetes e cremes com um pH de 7, não são, portanto, os melhores produtos para promover as funções naturais da sua pele. Na realidade, estes produtos aumentam o pH da pele e, mesmo que sejam logo enxaguados, a sua pele vai precisar de várias horas para restabelecer o seu pH de 5,5. Os ingredientes existentes nos produtos de cuidados da pele modernos são muito bons na hidratação da pele, impedindo-a de ficar seca e protegendo-a das influências ambientais, mas um pH muito elevado vai minimizar estes efeitos, ao suprimir as funções naturais da sua pele em vez de as fortalecer. Os produtos com um pH de 5,5 são os mais eficazes para proteger a sua pele e também são os mais compatíveis. Muitos consumidores partem do princípio de que os produtos publicitados como amigos da pele ou neutros para a pele têm o valor de pH correto, i.e. 5,5. Na verdade, foram encontrados todos os tipos de valores de pH nestes produtos. Há preparados que são demasiado ácidos e que podem até irritar a pele sensível, mas também há produtos com pH neutro e alguns até mesmo alcalinos. A juntar a tudo isto, frequentemente, o valor de pH dos produtos muda ao longo do tempo. Garantimos que o pH dos produtos da Sebamed não se desviará do pH de 5,5 em mais de 0,3 unidades de pH ao longo do seu prazo de validade. Não pode ter a certeza de que o mesmo se aplica a produtos publicitados como amigos da pele ou neutros para a pele

Porque é que o sabão danifica a pele?

Quando combinado com água, o sabão forma uma solução alcalina com um pH de entre 8 e 12. Embora o valor de pH 7 marque o ponto neutro, a superfície da pele é naturalmente ácida e tem um pH de 5,5; por isso, quando é usado um sabão alcalino para lavar a pele, este destrói o manto ácido da pele. O manto ácido regenera-se a si próprio dentro de algumas horas mas, no entretanto, as defesas naturais da pele contra os agentes patogénicos, irritantes e a desidratação são reduzidas. As hipóteses de surgirem problemas de pele também aumentam, dado que o sabão faz com que a pele inche. No início, quando isto acontecer, vai sentir a sua pele suave e macia, mas o inchaço vai incentivar a penetração de influências ambientais nocivas e fazer com que a pele perca mais hidratação. Dado que o sabão reage com o calcário na água dura, o que reduz a sua eficácia, é preciso usar bastante para limpar a pele adequadamente ao lavá-la com sabão. O grande volume da solução alcalina é, obviamente, muito agressivo para a pele. Os produtos de limpeza sem sabão com um pH de 5,5 não provocam o inchaço da pele e preservam o seu manto ácido natural. São, por isso, muito mais compatíveis com a pele sensível do que o sabão.

Como é que os produtos de limpeza sem sabão limpam a pele se não têm sabão?

O sabão é apenas uma de muitas substâncias que têm um efeito de limpeza. Os detergentes sintéticos são capazes de remover a sujidade da pele e também conseguem criar espuma. Além disso, não perdem a sua capacidade de limpeza na água dura, nem formam soluções alcalinas, como acontece com o sabão. Por isso, é possível fazê-los compatíveis com o manto ácido da pele.

Os produtos Soap-Free Cleansing Bar e Liquid Wash Emulsion da Sebamed têm efeitos diferentes?

Não, são muito semelhantes em termos da sua eficácia de limpeza, suavidade, compatibilidade com a pele e adequabilidade a peles sensíveis e problemáticas. A escolha de um ou de outro destes dois produtos é meramente uma questão de preferência pessoal.

Que quantidade de produto de limpeza devo usar?

As pessoas baseiam-se normalmente no volume de espuma para decidir que quantidade usar. No entanto, a quantidade de espuma de um produto está muito pouco relacionada com a eficácia com que o produto em si limpa a sua pele. Como a maior parte dos consumidores prefere uma espuma fina e cremosa, muitos produtos têm agentes de espuma especiais adicionados que, na realidade, têm um efeito de limpeza muito reduzido ou até mesmo nulo. Com a maioria dos produtos de alta qualidade, menos é mais no que se refere à espuma. No caso dos produtos Liquid Face & Body Wash da Sebamed, uma quantidade de produto do tamanho de uma ervilha é suficiente para lavar as mãos e o rosto, o que significa que pode utilizar uma embalagem de 200 ml 400 vezes. Se utilizar o Soap-Free Cleansing Bar da Sebamed, esfregue-o nas mãos, luva ou esponja molhadas quatro ou cinco vezes. Vai poder utilizar a quantidade que sai da barra para lavar minuciosamente as mãos e o rosto.

Porque é que a minha pele por vezes fica ressequida, áspera e seca depois do duche?

Lavar o corpo traz consigo vários efeitos secundários desagradáveis, sobretudo se tomar duche com frequência. A sua pele vai inchar, há uma perda de lípidos e de humidade e o seu manto ácido natural provavelmente também ficará danificado. Os produtos para duche suaves e sem sabão que se adequam ao pH natural da pele de 5,5 podem dar um cuidado e proteção intensivos à sua pele, para além da sensação de frescura.

Com que frequência devo tomar banho?

O seu tipo de pele irá determinar a frequência com que a sua pele consegue suportar um banho. No entanto, um banho de imersão diário é muito, mesmo que tenha uma pele normal e não sensível. Se tiver a pele seca, deve limitar os banhos a um máximo de duas vezes por semana. Aplique sempre um produto de cuidado da pele depois do banho, por exemplo o Body Milk da Sebamed.

Tenho frequentemente marcas vermelhas no rosto. Posso fazer alguma para ajudar a minha pele sem ter de estar horas a fio a seguir um programa de cuidados da pele?

Claro que sim. Existem produtos para duche, como o Shower Oil e Anti-Dry Hydrating Shower Balsam da Sebamed, que combatem a desidratação da pele desde a sua primeira utilização. A propósito, a temperatura da água do duche não deve ser superior a 35 ºC. Não trate a sua pele pior do que trataria uma camisola de lã ou uma blusa de seda. Se despender três minutos extra do seu tempo depois do duche antes de ir sair à noite, pode dar à sua pele um tratamento de bem-estar rápido, com o Anti-Dry Hydrating Body Lotion da Sebamed. A loção intensiva é absorvida de imediato e não deixa quaisquer resíduos na sua pele. Tem também o benefício adicional de otimizar a circulação, o que multiplica os efeitos positivos ganhos nos desportos de inverno durante o dia. O Anti-Dry Intense Night Cream da Sebamed é o ideal para o seu rosto. A sua elevada concentração de fitoesteróis alivia rapidamente a irritação causada pelas alterações de temperatura e deixa a pele suave e sedosa.

Tenho pele seca, elevados padrões de higiene e limpeza e pratico desporto diariamente depois do trabalho. Como posso evitar que a minha pele fique ainda mais seca, sem ter de abdicar dos meus duches de manhã e à noite?

Tomar duche mais do que uma vez por dia é um ato muito stressante para a pele seca. Os produtos de duche com elevadas concentrações de ingredientes para cuidados da pele, como o Shower Oil da Sebamed, não refrescam apenas a pele, mas também a impedem de secar. No entanto, a pele muito seca precisa de cuidados adicionais pós-duche, de dois em dois duches. Neste caso, pode aplicar o Body Milk da Sebamed na sua pele, por exemplo.

Devo utilizar produtos de limpeza da pele diferentes para o meu rosto, mãos e corpo?

Muitos consumidores ficam relutantes quando à utilização do mesmo produto de limpeza no rosto e no resto do corpo, e as suas reservas são parcialmente justificadas, porque a pele do rosto é mais fina do que a pele do resto do corpo. É por isso que a pele do rosto fica desidratada mais rapidamente e é mais propensa a irritações. Portanto, precisa de produtos de limpeza especiais, que sejam particularmente amigos da pele e que não reduzam o seu conteúdo de humidade ou a sua capacidade de funcionar como uma barreira. Os produtos Cleansing Bar e Liquid Face & Body Wash da Sebamed foram concebidos especialmente para a pele sensível e foram devidamente testados. Podem, por isso, ser utilizados no rosto, bem como nas mãos e no resto do corpo. Para retirar a maquilhagem, especialmente no caso de maquilhagem à prova de água de longa duração, é necessário um produto de limpeza especial.

Preciso de um creme de dia e de noite especiais para um cuidado anti envelhecimento eficaz?

A utilização de um creme de 24 horas, como o Anti-Ageing Q 10 Protection Cream da Sebamed, de manhã e à noite é normalmente suficiente. No entanto, se tiver pele muito seca, pode ser benéfico utilizar um creme de noite especial, como, por exemplo, o Anti-Dry Intensive Night Cream da Sebamed, com 3% de fitoesteróis, para aproveitar o processo de regeneração ativa da pele, que ocorre durante a noite, pois a pele absorve melhor e é capaz de lidar melhor com a falta de equilíbrio entre lípidos e humidade na pele seca, sobretudo durante o inverno, do que os cremes anti envelhecimento.

Os desodorizantes da Sebamed contêm alumínio?

Não. Os compostos de alumínio são os ingredientes ativos nos antitranspirantes, os quais dominam atualmente o mercado dos desodorizantes. Se houver uma acumulação de suor, isto pode causar uma irritação na pele, sobretudo nas pessoas com pele sensível. Por este motivo, a Sebamed não tem compostos de alumínio nos seus desodorizantes.

Os desodorizantes sem alumínio são tão eficazes como os que têm alumínio?

A proteção contra o odor corporal é tão eficaz se usar desodorizantes sem sais de alumínio como se utilizar desodorizantes com compostos de alumínio, quando não são desodorizantes com perfume que apenas mascaram o odor corporal. Os desodorizantes com alumínio, os chamados antitranspirantes, têm no entanto o efeito adicional de diminuir o fluxo de suor, o que mantém as axilas secas. Para muitos consumidores, esta questão é tão importante quando a proteção contra o odor corporal. No entanto, devido exatamente a esta característica, as pessoas com pele sensível são mais propensas a sofrer de irritações como resultado da sua utilização e, por isso, consideram que os desodorizantes sem alumínio são mais adequados.

Posso utilizar um desodorizante depois de depilar as axilas?

Sim, mas é melhor utilizar um que não tenha álcool. Os desodorizantes com álcool vão causar ardor na sua pele. O Balsam Deodorant Sensitive e o Deodorant Sensitive FOR MEN da Sebamed são ideais neste caso.

Os produtos da Sebamed têm compostos derivados de animais?

Os produtos da Sebamed não têm compostos derivados de animais. Isto aplica-se a todos os produtos da Sebamed, exceto o Visio Gentle Toner da Sebamed, que tem seda hidrolisada de casulos de bicho-da-seda, e do Hand & Nail Balsam da Sebamed, que tem queratina hidrolisada de lã de ovelha. Os nossos produtos Healing & Protection Cream, Lip Defense, Extreme Dry Skin 10% Urea Repair Lotion, Baby Diaper Rash Cream e todos os nossos produtos de limpeza sem sabão têm cera de abelha. Em conformidade com a Regulamentação de Cosméticos Alemã, os testes em animais não são usados no fabrico dos produtos da Sebamed. No entanto, não podemos garantir que a inocuidade dos ingredientes usados nos produtos da Sebamed não foi testada em animais por parte dos fabricantes fornecedores, em conformidade com as regulamentações legais na UE.

 
NACH OBEN
border