Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

PROBLEMAS DE PELE

Neurodermatite

Neurodermatite (eczema atópico, eczema endógeno, dermatite atópica):
doença de pele crónica em que a pele reage de forma demasiado sensível a fatores internos e externos. A neurodermatite, a febre dos fenos e a asma alérgica representam em conjunto o ciclo atópico. A neurodermatite tem início frequentemente na primeira infância, dos 6 meses em diante, e pode voltar a ocorrer de forma regular para o resto da vida, ou desaparecer por completo com o início da puberdade. Na Alemanha, cerca de 10-15% de todos os estudantes são mais ou menos afetados pela neurodermatite, com tendência para aumentar. Os principais sintomas são pele seca e prurido, uma tendência aumentada para a inflamação, que tem por base alterações do próprio sistema de proteção da pele, uma capacidade de penetração aumentada de substâncias irritantes e uma diminuição da capacidade da pele para evitar infeções. O stress e a sudação intensificam estes sintomas.

A neurodermatite não pode ser curada, mas os seus sintomas podem ser tratados com êxito. O tratamento inclui cuidados continuados e adequados da pele, especificamente concebidos para colmatar as necessidades da pele - como, por exemplo, todos os produtos da gama Anti-Dry ou Extreme Dry Skin da Sebamed.


Psoríase

doença de pele crónica que, em casos graves, também afeta articulações ou órgãos internos. A psoríase aparece por surtos. Entre estes surtos, a pele pode voltar à sua condição normal. Os surtos podem ser causados por influências climatéricas, ferimentos, stress, infeções, substâncias irritantes, medicação, álcool, etc. 1-2% da população alemã sofre de psoríase. Na maioria das vezes, a psoríase assume uma forma mais ligeira, expressando-se por escamações brancas e secas no couro cabeludo.

Devido a transtornos de maturação das células da pele, aparecem zonas vermelhas que em breve ficam cobertas com células córneas mortas, sob a forma de caspa prateada. Se a caspa for retirada, aparece uma pele muito fina. A quebra desta pele fina leva a hemorragias pontilhadas, um sinal típico de psoríase. A psoríase também pode afetar os dedos e as unhas das mãos. Normalmente, a psoríase não provoca prurido, exceto no couro cabeludo.

A psoríase não tem cura, mas pode ser tratada com êxito. Um cuidado de pele persistente pode ajudar a retardar futuros episódios. Durante um episódio de psoríase, um cuidado de pele adequado pode idealmente ajudar o tratamento médico. Uma vez que a pele afetada pela psoríase fica predominantemente seca, todos os produtos Anti-Dry da Sebamed são ideais. No caso de secura extrema, utilize Extreme Dry Skin da Sebamed.


Acne

doença das glândulas sebáceas que afeta 80% da população alemã. Há uma grande probabilidade de a acne ser hereditária. Os homens são mais afetados do que as mulheres. A acne também pode aparecer tardiamente, por volta dos 20, 30 ou até mesmo 40 anos.

As hormonas masculinas aumentam a produção de sebo das glândulas sebáceas. As células cutâneas dos folículos apresentam perturbações de maturação e formam nódulos. Os nódulos de células sebáceas e córneas obstruem a abertura dos poros. Desta forma, é produzido um comedão. Se certas bactérias da pele se multiplicarem nestes poros obstruídos, a inflamação aumenta e aparecem pontos negros e bolhas. A acne pode ser comedónica ou pápulo-pustulosa. As formas graves de acne, como a acne conglobata, a acne inversa ou a acne fulminans, são raras. A acne cosmética é causada pela utilização de produtos de beleza gordos.

A acne que aparece na puberdade desaparecer por si mesma por volta dos 20 anos. Para o tratamento da acne mais grave, estão disponíveis no mercado vários medicamentos aprovados. As formas mais ligeiras de acne podem ser tratadas com cuidados de pele adequados. Uma limpeza suave e cuidados de pele são um pré-requisito. Idealmente, devem ser usados produtos sem gordura nem sabão, com um pH de 5,5. A medicação e os produtos de cuidados da pele precisam de várias semanas para restaurar a saúde da pele, reduzindo assim a acne. Para uma cura mais rápida, pode aplicar um gel ou creme anti borbulhas em cima da borbulha.

O Clear Face da Sebamed é a gama de cuidados de pele ideal para ajudar no tratamento médico da acne, mas estes produtos também podem ser utilizados como prevenção geral nas peles com tendência para ter acne.


Diabetes

não é uma doença, mas sim um distúrbio do pâncreas que produz menos insulina ou que não produz insulina. A diminuição da produção de insulina leva a um aumento do açúcar no sangue. Devido ao seu efeito no metabolismo, ambos os tipos de diabetes (I e II) deterioram a função da pele. Sobretudo na diabetes de tipo II, pode ocorrer uma alteração grave da pele das mãos e dos pés. A pele fica seca e com prurido e há um risco aumentado de infeções fúngicas na pele dos pés.

Os cuidados adequados da pele podem ajudar contra a secura e prurido da pele. Os produtos Anti-Dry ou Extreme Dry Skin da Sebamed, com um pH de 5,5, não só vão ajudar o manto de proteção da pele, mas também vão proporcionar uma proteção adicional contra as infeções fúngicas.


Alergias

A irritação e a inflamação da pele resultam sempre em vermelhidão, sensação de tensão, prurido ou ardor e, frequentemente, dão origem a pústulas e vergões. Isto pode dever-se a vários fatores: secura excessiva da pele, irritação devido ao sol, vento, substâncias ásperas que entram em contacto com a pele, ou alergias, i.e. hipersensibilidade a substâncias que são inofensivas mas que são incorretamente identificadas pelo sistema imunitário como representando um risco, sendo combatidas com uma reação defensiva. Sem mais investigação, não é possível dizer o que causou a reação cutânea no caso individual.

Em princípio, é possível reduzir o risco de reações cutâneas sendo cuidadoso com a pele: não se lavar ou tomar duche mais de duas vezes por dia, não tomar banhos de imersão com demasiada frequência ou prolongados, não utilizar água muito quente e não usar grandes quantidades de sabonete, combinado com cuidados regulares indicados para o tipo de pele da pessoa. A pele irritada ou inflamada só deve ser lavada inicialmente com água e não deve ser aplicado creme. Se a reação diminuir dentro de um ou dois dias, é provável que os produtos de limpeza ou cuidado da pele tenham provocado a reação. Mas apenas o dermatologista pode determinar, através de um teste de alergias, se teve uma irritação ou uma alergia. Isto permite ao doente evitar outra reação, evitando o alergénio depois deste ser identificado. O Serviço de Aconselhamento sobre Cuidados da Pele da Sebamed terá todo o prazer em ajudá-lo na seleção de produtos.


 
NACH OBEN
border