Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

Odor corporal

Cheiro desagradável causado pela dissolução bacteriana da excreção das glândulas sebáceas. As conjugações sulfurosas e os ácidos gordos criam um odor ligeiramente acre, rançoso e intenso.

Manto hidrolipídico

Superfície da pele constituída por suor e sebo, que suaviza a pele e constrói uma proteção contra a desidratação e a penetração de agentes patogénicos.

Melanina

Um pigmento da pele que dá à pele a sua cor. As pessoas com a pele mais escura têm mais melanina do que as pessoas de pele mais clara. A melanina também atua como um protetor solar e protege a pele da luz ultravioleta. A melanina é produzida por células denominadas melanócitos. A melanina dá alguma proteção à pele contra os danos provocados pelo sol e os melanócitos aumentam a sua produção de melanina em resposta à exposição solar. A pele das pessoas mais claras mobiliza melanina sem cor para um bronzeado ligeiro como reação imediata à exposição solar. São necessárias quatro semanas de exposição regular ao sol sem quaisquer queimaduras solares para que toda a epiderme e camada córnea externa sejam preenchidas com melanina.

Melanócito

Célula de pigmentação na epiderme. Produz melanina quando exposta ao sol, distribuindo-a pelos queratinócitos vizinhos.

Microflora

Agrupamento de bactérias e fungos na pele. Sobretudo micro-organismos inofensivos que produzem um odor desagradável. Estes micro-organismos protegem naturalmente contra infeções de pele eliminando agentes patogénicos. Vivem do suor, sebo e pele morta. Adaptam-se bem ao manto ácido da pele, com um pH de 5,5.

 
NACH OBEN
border