Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site,
aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.
X
BUSCAR
 
border

Elastina

Uma proteína que estica e encolhe como uma mola nas fibras elásticas do tecido conjuntivo e que é responsável pela elasticidade de estruturas como a pele, os vasos sanguíneos, o coração, os pulmões, os intestinos, os tendões e os ligamentos. A elastina funciona no tecido conjuntivo juntamente com o colagénio. Enquanto a elastina produz elasticidade, o colagénio fornece rigidez ao tecido conjuntivo.

Elasticidade

Capacidade da pele de se contrair após esticar. Importante para as fibras de colagénio e elastina na derme. Com a idade, a elastina e o colagénio são produzidos em menor quantidade, a elasticidade diminui e a pele fica flácida e com rugas.

Enzimas

Proteínas que asseguram o metabolismo e o processo de construção e de desmantelamento da pele. Mesmo na camada córnea externa, com as suas células cutâneas mortas, muitas enzimas estão ativas para manter a função de barreira da pele.

Epiderme

Camada de células com uma espessura de 0,1 mm na superfície da pele. A epiderme é a camada superior, ou mais externa, das duas principais camadas de células que formam a pele. A epiderme é sobretudo feita de células planas semelhantes a escamas, designadas células escamosas. Por baixo das células escamosas estão células redondas, denominadas células basais. A parte mais profunda da epiderme também contém melanócitos, que produzem a melanina responsável pela cor da pele, queratinócitos e células do sistema imunitário.

Eritema

Uma vermelhidão da pele resultante de uma inflamação, por exemplo, tal como a causada por uma queimadura solar.

Picadas

Comichão e ardor da pele sem outros sinais de inflamação. Ocorre em 20% da população quando a pele está em contacto com certos tecidos. Afeta sobretudo as mulheres. Desaparece após 10 minutos.

Estações do ano

A temperatura, a humidade e a luz do sol são os fatores essenciais que influenciam a pele durante as diferentes estações do ano. O frio, o ar seco e pouco sol no inverno tornam a pele seca e mais sensível. É necessário um cuidado adicional.

Camada córnea

O estrato córneo refere-se à camada mais externa da epiderme, que é, ela mesma, a camada externa da pele. O nome completo do estrato córneo da pele é estrato córneo da epiderme. É composto por células mortas embutidas numa película lipídica quase impenetrável.

 
NACH OBEN
border